Empresas de Software Logístico anunciam solução DT-e de forma precoce

As empresas de software logístico anunciam solução DT-e de forma precoce afirmando já possuir a solução para integração, porém sabemos que esse projeto ainda está em fase de estudo e implantação, entenda mais a seguir:

O mercado de transporte rodoviário de cargas está se preparando para uma grande mudança, com a implantação do DT-e. Como muitos sabem, essa solução faz parte do projeto Gigantes do Asfalto para transformar o transporte de cargas no Brasil.

O projeto DT-e já passou por todas as aprovações necessárias para seguir com desenvolvimento, inclusive pela sansão presidencial, porém, ainda não foi divulgado calendário com as fases de implementações e quando passará a ser obrigatório. Isso porque o DT-e engloba aproximadamente 90 documentos, que passarão a ser emitidos, validados e fiscalizados eletronicamente. Entretanto, ainda não foi divulgado, pelo ministério de infraestrutura, um calendário indicando as datas das integrações e quais documentos passam a ser eletrônicos em cada uma delas.

O que ocorre é que muitas empresas de softwares logísticos estão divulgando que tem a solução DT-e desenvolvida e pronta para venda, o que não é verdade, uma vez que as integrações estão em fases de testes, podendo sofrer mudanças.

Também vale ressaltar que ainda não temos respostas de como os processos funcionarão, e como proceder em caso de indisponibilidade no sistema, por exemplo, pois algumas integrações não têm sequer definição de como serão feitas.

Ou seja, após a fase de estruturação e integração entre softwares e governo, as empresas poderão abrir a comercialização dos mesmos, e os primeiros clientes a aderirem estarão operando em fase experimental. Dessa forma, não existem pioneiros nesse projeto, é um trabalho coletivo entre empresas de tecnologia, governo, embarcadores, transportadores e demais envolvidos.

Aqui na Azic, trabalhamos com transparência atualizando os clientes de cada etapa desse processo ainda experimental!
Estamos operando intensamente junto ao governo e temos a documentação para desenvolvimento e testes do que está disponível, para viabilizar o quanto antes essa solução no mercado, trazendo, mais eficiência para os embarcadores e transportadores.

Em breve traremos mais notícias sobre a evolução deste importante projeto!

Quer manter-se atualizado, siga nossa página para acompanhar os próximos posts!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

telefone